Um dos projetos da Podium RH

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

INTRODUÇÃO DO ARTIGO

Uma das preocupações dos jovens ao concluir o ensino médio é a busca do primeiro emprego, que tem como agravante a questão de não possuírem experiência profissional. Surge então a necessidade de preparar e capacitar esses jovens para uma função que eles sejam capazes de desenvolver, para se manterem financeiramente e até mesmo ingressarem em uma universidade.
Os profissionais hoje se deparam com um mercado totalmente acirrado e competitivo, no qual aqueles que possuem um diferencial e melhor capacitação se destacam e conseguem uma oportunidade de emprego e até mesmo sua contratação.
Existe uma inconstância no mercado de trabalho e observaram-se vários fatores internos e externos que implicam para essa ocorrência, como por exemplo, a evolução tecnológica, a não valorização do capital humano por parte das empresas, a própria globalização e a baixa capacitação dos profissionais. Mediante a estes indicadores, filtramos o capital humano como sendo um dos focos de atenção do nosso estudo.
A partir desse esboço um problema foi suscitado: Como um adolescente após terminar o Ensino Médio seria inserido no mercado de trabalho, uma vez que não possui nenhuma experiência profissional e até mesmo nenhuma orientação de como fazê-lo?
Buscamos identificar qual segmento de trabalho seria mais receptivo aos profissionais sem experiência; realizar levantamento das práticas realizadas pela instituição em prol da inserção de seus alunos no mercado de trabalho e mensurar o resultado da ação voluntária.
Para cooperar com a resolução deste questionamento propusemos o seguinte trabalho: Contribuir de forma voluntária ministrando um treinamento de noções básicas de Telemarketing; Como preencher um currículo e dicas de postura e comportamento no local de trabalho.
Os instrumentos utilizados para o desenvolvimento do trabalho foram pesquisas bibliográficas, leituras de livros específicos, leitura de artigos, pesquisa via web e para maior consistência do trabalho foi adotado também como instrumento de pesquisa a aplicação de questionários nos alunos do Colégio IMACO para uma prévia seleção do treinamento que foi realizado.
Os resultados observados foram positivos e com eles podemos verificar que a instituição apesar de ter como missão: “Fazer do aluno um cidadão que possa competir no mercado de trabalho”, não possui nenhum programa que realmente contribua efetivamente para a inserção desses alunos no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário